domingo, 11 de janeiro de 2015

Projeto Blogueiros

 Projeto Blogueiros: Turma: 1º ano 01        Duração: 2015 
 Tema: Criação e utilização do Blog como ferramenta...

Projeto Blogueiros

  Língua Portuguesa

Turma: 1ºano 01        Duração: 2015
Tema: Criação e utilização do Blog como ferramenta para a aprendizagem
Justificativa:
 O blog pode estimular os alunos a produzir conteúdo, como no caso do ensino de redação.
 O blog é um espaço de interação e construção do conhecimento,
 principalmente através da publicação de posts e dos comentários. 
Estimula a busca pela informação e pela leitura dessa informação, 
que pode ser transformada em conhecimento pelo aluno, se bem orientado pelo professor. 
Se torna uma extensão da sala de aula, 
onde o professor posta links interessantes que podem complementar a matéria e estimular o aluno 
a comentar sobre tópicos destacados nos textos dos links postados. 
O aprendizado deixa de ser associado, pelo aluno, à escola, professor, horário rígido,
 regras e se torna divertido, o que pode estimular o aluno a construir seu conhecimento e aprender a aprender.
 Objetivos gerais:

·         Estimular a produção escrita adequando a linguagem ao contexto de produção,
·         Estimular a comunicação e a expressão utilizando diferentes linguagens,
·         Estimular o gosto e o hábito da leitura,
·         Incentivar a pesquisa e a investigação para promover mais aprendizado autônomo e crítico,
·         Aproximar-nos das publicações e da linguagem multimídia,
·         Buscar, selecionar, verificar, produzir y compartilhar informações na internet,
·         Produzir mensagens multimídia desde um espírito crítico-reflexivo,
·         Conhecer e experimentar os valores do ciberespaço e identificar seus riscos 
(produção colaborativa, cultura livre, plágio, anonimato, spam, credibilidades, etc.)
·         Guiar, coordenar e moderar de forma virtual os trabalhos apresentados na turma,
·         Propiciar a aprendizagem colaborativa por meio de estratégias de criação em equipes,
·         Favorecer os distintos papéis de um grupo e estimular a expressão de todos os elementos que o integram,
·         Incentivar a construção de redes de troca, interação, intercambio de informações e conhecimento,
·         Trabalhar de forma colaborativa entre alunos e docentes,
·         Socializar as produções de alunos,
·         Realizar o acompanhamento do processo de crescimento e aprendizagem
 tanto do grupo como de cada elemento do mesmo,
·         Publicar material didático e de leitura.
·         Realizar provas/exercícios,


·         Propor atividades lúdicas,

·         Organizar campanhas de difusão,

·         Estimular a autoavaliação,

·         Funcionar como espaço de experimentação na
    investigação-ação das nossas práticas pedagógicas.



Estratégias:
Criar uma comunidade de blogs nos quais professora e alunos irão construir uma rede de comunicação
 e interação para construção do conhecimento.
O blog da professora será como uma base, um ponto de encontro, 
uma referência pra os outros blogueiros. Funcionará como um canal 
de comunicação entre os participantes do projeto e será 
chamado de “blog-base”.
Nele os alunos poderão encontrar:

·         As propostas de atividades avaliativas bem como as instruções para a realização delas,

·         Exemplos de atividades.

·         Espaço para tirar dúvidas, obter orientações, fazer comentários, debater ou dar sugestões, 

·         Endereços de sites que ajudarão em suas pesquisas,

·         Acesso aos outros blogs,

·         Tutoriais e vídeo aulas.

·         Resumos de matérias,

·         Exercícios relacionados ao conteúdo trabalhado em sala de aula,

·         Gabaritos, correções e erratas.

·         Textos diversos,

·         Enquetes.

·         Fotos, vídeos e outros registros de projetos coletivos.

·         Incentivos.

·         Divulgação das avaliações.
O Blog do aluno
 será um portfólio online, como se fosse um caderno no qual o aluno coloca todas as suas produções 
para apresentar ao professor e ser avaliado, só que também funciona como 
um mural e uma ferramenta de troca, pois o aluno pode mostrar suas produções para o mundo, 
além de compartilhar e intercambiar conhecimentos.
No Blog do aluno serão postados:

·         Produções de texto verbais e não-verbais feitos segundo as propostas e
 instruções apresentadas no blog da professora,

·         Resultado de projetos de pesquisa e investigação,

·         Respostas a atividades de interpretação de texto,

·         Respostas aos exercícios propostos,

·         Autoavaliação,

·         Enquetes,

·         Fotos e vídeos dos projetos desenvolvidos,

·         Comentários sobre posts e temas pré-estabelecidos,

Avaliação:
·         Os alunos serão divididos em pequenas equipes responsáveis pela criação e 
manutenção do seu blog.

·         Os integrantes de cada equipe serão avaliados por seu desempenho
 em atividades em grupo e individuais.

·         As observações sobre os resultados das atividades serão
 postados pela professora nos comentários dos posts nos blogs das equipes.

·         As notas serão divulgadas em uma tabela no blog da professora 
e serão atualizadas à medida que as atividades forem sendo realizadas e avaliadas.

·         O valor de cada atividade será previamente divulgado pela professora 
e irá variar de acordo com a dificuldade da tarefa.

·         O valor atribuído às atividades dos blogs
 poderá variar de bimestre para bimestre.

·         A quantidade de atividades por bimestre poderá 
variar de acordo com o desenvolvimento das aulas e da disponibilidade de tempo.

·         A cada bimestre, a somatória dos pontos obtidos pelos alunos 
nas atividades postadas nos blogs será somada às notas obtidas nas atividades 
em sala de aula, totalizando a nota do bimestre.

·         Ao final de cada bimestre o aluno receberá
 por escrito um informe sobre seus resultados obtidos.

1ª parte do projeto: Criação, formatação,

familiarização e divulgação do blog.
Orientados pela professora, os alunos deverão:

·         Dividir-se em grupos de até 5 integrantes.

·         Escolher um líder para a equipe e um nome para o seu blog.

·         Assistir e ler os tutoriais para criar, formatar, utilizar e divulgar o blog.

·         Criar o blog e deixar o link num comentário do blog-base.

A professora irá:

·         Conferir o blog e adicioná-lo à lista do blog-base.

·         Colocar as observações nos comentários dos blogs.

·         Anotar e divulgar, no blog-base, a pontuação obtida pelos grupos.

·         Primeira parte vai valer 2 pontos.

2ª parte do projeto: Postagens

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