Projeto Blogueiros: Turma: 1º ano 01 Duração: 2015
Tema: Criação e utilização do Blog como ferramenta...
Projeto Blogueiros
Língua Portuguesa
Turma: 1ºano 01 Duração: 2015
Tema: Criação e utilização do Blog como ferramenta para a aprendizagem
Justificativa:
O blog pode estimular os alunos a produzir conteúdo, como no caso do ensino de redação.
O blog é um espaço de interação e construção do conhecimento,
principalmente através da publicação de posts e dos comentários.
Estimula a busca pela informação e pela leitura dessa informação,
que pode ser transformada em conhecimento pelo aluno, se bem orientado pelo professor.
Se torna uma extensão da sala de aula,
onde o professor posta links interessantes que podem complementar a matéria e estimular o aluno
a comentar sobre tópicos destacados nos textos dos links postados.
O aprendizado deixa de ser associado, pelo aluno, à escola, professor, horário rígido,
regras e se torna divertido, o que pode estimular o aluno a construir seu conhecimento e aprender a aprender.
Objetivos gerais:
· Estimular a produção escrita adequando a linguagem ao contexto de produção,
· Estimular a comunicação e a expressão utilizando diferentes linguagens,
· Estimular o gosto e o hábito da leitura,
· Incentivar a pesquisa e a investigação para promover mais aprendizado autônomo e crítico,
· Aproximar-nos das publicações e da linguagem multimídia,
· Buscar, selecionar, verificar, produzir y compartilhar informações na internet,
· Produzir mensagens multimídia desde um espírito crítico-reflexivo,
· Conhecer e experimentar os valores do ciberespaço e identificar seus riscos
(produção colaborativa, cultura livre, plágio, anonimato, spam, credibilidades, etc.)
· Guiar, coordenar e moderar de forma virtual os trabalhos apresentados na turma,
· Propiciar a aprendizagem colaborativa por meio de estratégias de criação em equipes,
· Favorecer os distintos papéis de um grupo e estimular a expressão de todos os elementos que o integram,
· Incentivar a construção de redes de troca, interação, intercambio de informações e conhecimento,
· Trabalhar de forma colaborativa entre alunos e docentes,
· Socializar as produções de alunos,
· Realizar o acompanhamento do processo de crescimento e aprendizagem
tanto do grupo como de cada elemento do mesmo,
· Publicar material didático e de leitura.
· Realizar provas/exercícios,
· Organizar campanhas de difusão,
· Estimular a autoavaliação,
· Funcionar como espaço de experimentação na
investigação-ação das nossas práticas pedagógicas.
Estratégias:
Criar uma comunidade de blogs nos quais professora e alunos irão construir uma rede de comunicação
e interação para construção do conhecimento.
O blog da professora será como uma base, um ponto de encontro,
uma referência pra os outros blogueiros. Funcionará como um canal
de comunicação entre os participantes do projeto e será
chamado de “blog-base”.
Nele os alunos poderão encontrar:
· As propostas de atividades avaliativas bem como as instruções para a realização delas,
· Exemplos de atividades.
· Espaço para tirar dúvidas, obter orientações, fazer comentários, debater ou dar sugestões,
· Endereços de sites que ajudarão em suas pesquisas,
· Acesso aos outros blogs,
· Tutoriais e vídeo aulas.
· Resumos de matérias,
· Exercícios relacionados ao conteúdo trabalhado em sala de aula,
· Gabaritos, correções e erratas.
· Textos diversos,
· Enquetes.
· Fotos, vídeos e outros registros de projetos coletivos.
· Incentivos.
· Divulgação das avaliações.
O Blog do aluno
será um portfólio online, como se fosse um caderno no qual o aluno coloca todas as suas produções
para apresentar ao professor e ser avaliado, só que também funciona como
um mural e uma ferramenta de troca, pois o aluno pode mostrar suas produções para o mundo,
além de compartilhar e intercambiar conhecimentos.
No Blog do aluno serão postados:
· Produções de texto verbais e não-verbais feitos segundo as propostas e
instruções apresentadas no blog da professora,
· Resultado de projetos de pesquisa e investigação,
· Respostas a atividades de interpretação de texto,
· Respostas aos exercícios propostos,
· Autoavaliação,
· Enquetes,
· Fotos e vídeos dos projetos desenvolvidos,
· Comentários sobre posts e temas pré-estabelecidos,
Avaliação:
· Os alunos serão divididos em pequenas equipes responsáveis pela criação e
manutenção do seu blog.
· Os integrantes de cada equipe serão avaliados por seu desempenho
em atividades em grupo e individuais.
· As observações sobre os resultados das atividades serão
postados pela professora nos comentários dos posts nos blogs das equipes.
· As notas serão divulgadas em uma tabela no blog da professora
e serão atualizadas à medida que as atividades forem sendo realizadas e avaliadas.
· O valor de cada atividade será previamente divulgado pela professora
e irá variar de acordo com a dificuldade da tarefa.
· O valor atribuído às atividades dos blogs
poderá variar de bimestre para bimestre.
· A quantidade de atividades por bimestre poderá
variar de acordo com o desenvolvimento das aulas e da disponibilidade de tempo.
· A cada bimestre, a somatória dos pontos obtidos pelos alunos
nas atividades postadas nos blogs será somada às notas obtidas nas atividades
em sala de aula, totalizando a nota do bimestre.
· Ao final de cada bimestre o aluno receberá
por escrito um informe sobre seus resultados obtidos.
1ª parte do projeto: Criação, formatação,
familiarização e divulgação do blog.
Orientados pela professora, os alunos deverão:
· Dividir-se em grupos de até 5 integrantes.
· Escolher um líder para a equipe e um nome para o seu blog.
· Assistir e ler os tutoriais para criar, formatar, utilizar e divulgar o blog.
· Criar o blog e deixar o link num comentário do blog-base.
A professora irá:
· Conferir o blog e adicioná-lo à lista do blog-base.
· Colocar as observações nos comentários dos blogs.
· Anotar e divulgar, no blog-base, a pontuação obtida pelos grupos.
· Primeira parte vai valer 2 pontos.
2ª parte do projeto: Postagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário