domingo, 21 de dezembro de 2014

8º ANOS

SINTAXE:                    FRASE - ORAÇÃO - PERÍODO   Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos. Por isso, é importante saber o conceito de cada um deles. Então vamos lá!
Frase – É todo enunciado dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre as pessoas, seja na língua falada ou escrita. Neste caso, temos a frase nominal e verbal.Ø  A frase nominal não é constituída por verbo.
Ex: Que dia lindo!

Ø  Já na frase verbal há a presença do verbo.

Ex: Preciso de sua ajuda.

Ex: Preciso de sua ajuda.Ø  Oração - É todo enunciado dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo. 

 Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.

Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.

Período – É um enunciado que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:

- Período simples - formado por apenas uma oração.

Ex: Os professores entregaram as provas. 

- Período Composto - formado por duas ou mais orações.  

Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.

 Ex: Os garotos adoram ir ao cinema e depois ao clube.
Podemos perceber a presença do sujeito e do predicado.
Período – É um enunciado que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:
- Período simples - formado por apenas uma oração.
Ex: Os professores entregaram as provas. 
- Período Composto - formado por duas ou mais orações.   
Ex: Hoje o dia está lindo, por isso os garotos irão ao cinema, ao clube e depois voltarão para casa felizes.  Ø  Atividades:

Para treinarmos um pouco mais sobre o assunto, façamos alguns exercícios completando as lacunas, atribuindo as frases, período simples ou composto:

a) Pedro chegou estressado em casa. ________________________
b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. ______________________
c) Razão e emoção são as duas vértices da vida. __________________________
d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. __________
e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. ________________


Para treinarmos um pouco mais sobre o assunto, façamos alguns exercícios completando as lacunas, atribuindo as frases, período simples ou composto:
a) Pedro chegou estressado em casa. ________________________ b) Nossa! Pare com tantos comentários indesejáveis. ______________________ c) Razão e emoção são as duas vértices da vida. __________________________ d) Caso você venha amanhã, traga-me aquele seu vestido vermelho. __________ e) Não concordo com suas atitudes, pois elas vão de encontro aos meus princípios. ________________
                                      

 Exercício de Fixação1. Verifique se o período é simples ou composto. Quando composto, identifique o número de orações.
a) “Com a pasta numa mão, e o caderno na outra, cheguei ao colégio atrasado.”
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b) “Levantou-se, foi até o quarto, voltou com um caderno.
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c) “De repente o menino olhou o céu, viu por acaso uma nuvem que passava e sentiu uma vontade louca de fugir.”
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d) “Minha primeira recordação é um muro velho, no quintal de uma casa indefinível.”
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   2. Observe o período:
“Os ricos apertavam, os pobres gritavam, as leis não eram ouvidas, a desordem ameaçava o estado.”
a) Quantas orações ele contém?
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b) Classifique o período.
 ______________________________________________________________________
 3. Numere: ( 1 ) FRASE NOMINAL ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)
( ) Que bela paisagem!
( ) Bom dia!
( ) Coma devagar!
( ) Durma bem!
( ) Não insistirei mais.
( ) Cumpriremos nossa promessa.
( ) Mais diálogo, senhores educadores!
( ) Entrada franca!
( ) Que turma unida e confiante!
( ) Quando você esteve lá?
( ) Não saia sem agasalho!
( ) Belíssimas palavras!
 4) Circule os verbos das orações. A seguir, identifique a oração principal e a(s) oração(ões) subordinadas.1) Era urgente que o diretor aprovasse nosso
pedido. 2) Ninguém tinha dúvida de que a propaganda era
enganosa. 3) Assim que a cerimônia terminou, todos saíram. 4) Os economistas previram que os preços iriam
subir bastante. 5) Meu irmão, que está sem emprego, candidatou--se à vaga.
 6) É bom que ninguém se atrase. 7) O diretor descartou queixas que não tinham procedência. 8) Todos voltaram cedo da praia, porque chovia. 9)Todos se refugiaram em abrigos, quando a chuva começou. 10) Transformou-se muito o lugar onde nasci 5)  Leia o texto.“Celina ardeu de curiosidade por uns bons tempos,
enquanto o caderno/agenda circulava de mão em
mão entre seus colegas do banco onde ela trabalhava
religiosamente de segunda a sexta (...)”(Antonio Gil Neto e Edson Gabriel Garcia. A flor da pele.
São Paulo, Cortez, 2005. p. 52) a)    Localize a oração principal eo período subordinado:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________           PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO.             
  Você se lembra de quando estudamos sobre frases, orações e períodos? Pois bem, em se tratando desses últimos, vamos recordá-los?Por que período? Ora, porque nele pode haver mais de um verbo, por isso é chamado de composto. Vamos então verificar alguns exemplos:
Papai chegou e saiu.Gostaria de ir, mas não posso.Patrícia é uma boa menina, pois é muito educada.
Convidamos você a realizar uma tarefinha: retirar o termo que se encontra sublinhado e fazer com que as orações se tornem duas. Quer uma ajudazinha? Então vamos lá!

Há diferenças entre o período composto por coordenação e por subordinaçãoPapai chegou. Papai saiu.(Eu) gostaria de ir. (Eu) não posso.Patrícia é uma boa menina. Patrícia é muito educadaPois bem, como você pôde perceber, a presença daquele elemento que as ligou, o qual recebe o nome de conjunção, é importante, mas se retirado o sentido não fica prejudicado, pois ele apenas conecta as orações.
Dessa forma, saiba que estamos falando do período composto por coordenação, pois nele as orações são independentes entre si.  
Vejamos outro exemplo:Iremos ao cinema, se não chover.Convido-o (a) novamente a refletir. Agora, analisando somente a oração que aparece depois da vírgula, ou seja: se não chover.
Que estranho, não? Se alguém lhe disser isso, ficará no mínimo em dúvida.   Saiba que estamos falando do período composto por subordinação, pois as orações agora estabelecem uma relação de dependência entre si.
Vamos analisá-lo:
Iremos ao cinema, se não chover.
Temos que a primeira oração – iremos ao cinema, possui um sentido completo.
Já a segunda – se não chover, apresenta-se totalmente dependente da primeira, ou seja, ela não possui sentido por si só.
Percebeu a diferença entre os dois períodos? O período composto por subordinação é aquele formado por uma oração principal, que sustenta os dados centrais do período, e outra (ou outras) subordinada(s), que complementam a carga informativa do enunciado, exercendo alguma função sintática em relação à principal.Quando a oração subordinada apresenta verbo flexionado (conjugado em algum tempo: presente, pretérito e futuro), leva o nome de oração desenvolvida. Quando o verbo está em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio), a oração é chamada de reduzida. Veja:O ministro pediu que a população gastasse pouco. O ministro pediu para a população gastar pouco. (subordinada objetiva direta reduzida de infinitivo)Quando entrei no hospital, avistei o médico. Entrando no hospital, avistei o médico. (subordinada adverbial temporal reduzida de gerúndio)Terminado o expediente, a equipe reuniu-se para uma comemoração. (subordinada adverbial temporal reduzida de particípio).
  

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