domingo, 21 de dezembro de 2014

EJA - FASE ÚNICA - FUNDAMENTAL

CLASSES GRAMATICAIS 

Ø SUBSTANTIVOS
Você já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome? Vamos observar os exemplos:casa – menino – bola - árvore - gato - cão Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, como animais, objetos, pessoas, lugares.

Os substantivos se classificam em: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, primitivos e derivados.Para facilitar o nosso entendimento, estudaremos cada um deles. Então vamos lá!Substantivos comuns – Indicam seres de uma mesma espécie:

Exs: livro – mesa – carroSubstantivos Próprios – São aqueles que nomeiam seres de um modo particular, como nome de pessoas, ruas, avenidas, cidades, estados, países, entre outros:


Exs: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas
Substantivos Concretos – São aqueles que possuem existência de modo independente, não necessitando de outros para existirem:

Exs: mar – bosque – escola – pássaro
Substantivos Abstratos – Dependem de outros seres para que eles existam:

Exs: amor – bondade – perdão – felicidade
Substantivos Primitivos – Não derivam de nenhuma outra palavra da Língua Portuguesa:

Exs: terra – folha – ferro
Substantivos Derivados – Formam-se através de palavras já existentes. Para entendermos melhor citaremos os exemplos acima, seguidos de seus derivados:
terra - terreiro  folha - folhagem  ferro - ferradura 
Substantivos Coletivos – São aqueles que indicam um conjunto de elementos de uma mesma espécie.

Peixes:   cardume  

Peixes:   cardume  Estrelas: constelação
Flores:    ramalhete Observe o texto abaixo: Circuito Fechado de Ricardo Ramos.
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
 Caçando os substantivos derivados.                            Livro-papel-pedra-pão-sorvete-jornal-mar-limão-ferro.      
 
O
F
E
R
R
U
G
E
M
A
A
S
T
G
V
J
L
S
E
E
V
R
N
K
A
R
E
V
E
T
P
O
B
D
G
N
I
V
S
D
X
D
I
E
T
F
I
H
H
S
K
M
B
O
P
Ç
V
P
D
E
A
E
A
E
O
V
J
L
I
I
I
O
V
R
D
M
R
U
V
X
L
U
I
U
D
O
A
K
P
L
B
U
Y
T
V
N
E
O
P
O
I
R
Z
E
X
A
O
H
O
A
U
I
B
V
A
E
I
I
E
P
H
E
O
O
T
I
P
Q
I
N
E
L
K
F
G
R
R
L
D
S
L
I
V
R
A
R
I
A
O
R
J
I
I
P
I
N
O
I
R
T
N
E
R
C
O
S
S
A
T
O
I
M
U
M
N
A
L
H
E
R
F
R
A
N
G
O
I
L
A
J
Y
O
E
R
O
Q
X
C
G
Z
A
I
R
A
D
A
P
U
M
M
O
N
H
C
A
E
R
O
U
D
I
Y
V
R
E
P
E
A
A
C
A
A
R
A
O
S
I
B
L
F
S
P
A
S
S
A
R
I
P
H
O
D
N
O
I
E
R
R
H
E
E
E
S
P
O
U
K
Y
A
E
U
A
N
A
C
O
D
A
O
R
R
R
D
E
S
X
V
H
N
I
L
L
P
V
E
R
Z
S
R
R
A
R
I
E
L
E
P
A
P
L
E
A
T
O
N
I
I
P
O
E
M
V
G
H
N
V
T
H
E
S
I
P
R
L
O
E
C
R
T
I
E
E
S
D
C
R
O
C
O
D
I
R
O
I
U
T
U
I
O
R
M
A
R
E
M
O
T
O
N
H
O
O
R
C
A
E
E
V
T
O
H
C
O
M
M
O
D
I
T
H
N
Y
R
C
A
V
R
E
S
S
O
F
P
E
D
R
E
I
R
O
U
N
U
F
E
R
V
B
J
K
Y
A
E
E
T
J
O
R
N
A
L
E
I
R
O
O
X
T
E
B
Y
A
S
E
R
B
A
I
R
E
T
E
V
R
O
S
N
E
E
Z
  Ø ARTIGOS
 É a classe gramatical de palavras que acompanham os substantivos, determinando-os.             Classificação dos Artigos: 1-Definidos: o, a, os, as – determinam os substantivos de maneira precisa, referem-se a um ser determinado, certo, conhecido.
Vi o rapaz.
Comprei a motocicleta.
O professor de português saiu de férias.
As meninas saíram cedo.
 2-   Indefinidos: um, uma, uns, umas – determinam os substantivos de maneira vaga, referem-se a um ser qualquer.
Comprei um livro.Ofereci-lhe um carro.Comprei uma motocicleta.Um professor de português saiu de férias.
Umas meninas saíram cedo.
                                                              
Ø ADJETIVOS
    Palavra variável que qualifica o substantivo, dando-lhe qualidade, modo de ser, aspecto, etc.                 Ex:           Marta é uma menina educada.
                                 O autor daquele livro é inteligente e esperto.
Classificação dos Adjetivos:Primitivos: Quando não se deriva de nenhuma palavra em língua portuguesa. grande – belo- livre- bom- felizDerivados: Quando derivados de outros substantivos ou verbos.bondoso (de bom)
gostoso (de gosto)amarelado ( de amarelo).Simples:     Quando formados por apenas um radical.claro, escuro, bonita, grosso, surdo.blusa bonita/ livro grosso / homem surdo.
Compostos: Quando formados por dois ou mais radicais.
 amarelo-claro, azul-escuro, político-pedagógico, verde-claro.
Adjetivos Pátrios:
Que indicam nacionalidade ou lugar, (localidade, região, Estados, países).  Veja abaixo alguns exemplos:
Africano- África.Paulista – São Paulo
Carioca- Rio de JaneiroPaulista - (interior de São Paulo)Paulistano - (da capital de São Paulo)Obs: Às vezes os adjetivos pátrios podem ser apresentados através de adjetivos compostos:Luso-africano – (Portugal)  - Franco-brasileiro – (França) - Nipo-brasileiro –(Japão) - Anglo-americano (Inglaterra). Etc.Atividades:1.Complete a cruzadinha com ADJETIVOS, de acordo com as descrições a seguir:
 1-      Aquele que tem criatividade (criativo)
2-      A pessoa que chora à toa (chorona)
3-      Aquele que tem muito dinheiro (rico)
4-      Aquele que trabalha muito (trabalhador)
5-      Aquele que vive com desejo de vingança (vingativo)
6-      Aquele que faz muita bagunça (bagunceiro)
7-      A pessoa que tem medo de tudo (medrosa)
8-      A pessoa que está sempre de bem com a vida, sorrindo (feliz)
9-      Aquele que tem 2 metros de altura (alto)
10-   Aquilo que não serve para nada, que não tem utilidade (inútil)
11-   Aquele que tem talento (talentoso)
12-   Aquilo que pesa pouco (leve)
13-   Aquilo que pesa muito (pesado)
14-   A pessoa que cuida muito de sua aparência (vaidosa)
15-   Aquilo que custa um baixo valor, bem pouco (barato)
16-   Aquele que estuda muito (estudioso)
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhp_lKktxnq4K5bGVMvXnCqk876PRd9fbSdb3o1hxVnw5nEiCFYRJ8nuRXoa03FQgdBMKarXtPsGGseNiX2HJkRhjtNrmbVIFTvz5zmw-jlSVDOMy20KQvo3fPJfPHs9lJMk1Po0nFKSh8/s320/adjetivos.jpg                                   Exercícios sobre substantivos

1. Separem das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no verso da folha:
1.      O motorista do ônibus era Antônio.
2.      O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.   
3.      Os legumes caíram no chão.
4.      Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5.      Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6.      Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7.      Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8.      As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.
 2. Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna,classificando-os:

a. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.
 3. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.
 4. Derive substantivos abstratos a partir dos adjetivos e verbos abaixo:
 
ADJETIVOS
Rápido- 
VERBOS
Reter- 
Triste- 
Difícil- 
Pensar- 
Adquirir- 
Mole- 
Veloz- 
Fingir- 
Decepcionar- 
Grande- 
Bela- 
Lamentar- 
Inverter- 
Esperto- 
Feia- 
Correr- 
Conceder- 
Leve- 
Alegre- 
Salvar- 
Repetir- 
Nobre
Feliz- 
Compreender-
Pretender-

5. Sublinhe os substantivos simples e circule os substantivos compostos existentes nas frases:
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de (banana-maçã).
b) Na festa, havia (pão-de-ló), cocada, (olho-de-sogra), (baba-de-moça) egoiabada.
c) Sei que é lindo o  (girassol), mas não abra a janela porque entram os(pernilongos).
d) O (porta-mala) está tão cheio que foi difícil fechá-lo.
 6. Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em negrito, pelo substantivo coletivo correspondente, fazendo as alterações necessárias:
a) Os artistas da novela saíram atrasados.   b) Os navios de guerra voltaram ao mar. c) Os jurados se reuniram na sala secreta.
  7. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à                  e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a               do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A                  de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A                    de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um                  de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um          contendo fotos de quando eu era criança.
g) O               de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se               de peixes grandes.
i) A            brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande                 de retirantes invadiu a cidade.





Advérbio

É palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo ou do próprio advérbio.
Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é advérbio de intensidade.
          No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam.
          No segundo, intensifica o adjetivo interessante.
          Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal.

Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta naquela praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias: amanhã indica tempo; de bicicleta indica meio; naquela praça indica lugar.
• Locução Adverbial
È toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona como advérbio.
Exs:
 As notícias chegaram cedo. Advérbio
 As notícias chegaram de manhã. Locução adverbial
Veja alguns exemplos de locuções adverbiais:
à direita, à esquerda, à frente, à vontade, em vão, por acaso, frente a frente, de maneira alguma, de manhã, de súbito,de propósito, de repente, às vezes, à noite, à tarde, etc.

• Classificação do Advérbio
Dependendo da circunstância que expressam, os advérbios classificam-se em:
1.     Lugar: lá, aqui, acima, por fora, etc.
2.      Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, etc.
3.     Dúvida: talvez, possivelmente, acaso, porventura, etc.
4.     Negação: não, de modo algum, de forma nenhuma, etc.
5.     Afirmação: sim, realmente, com certeza, etc.
6.     Intensidade: muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, etc.
7.     Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, etc.
8.     Assunto - Falávamos sobre futebol.
9.     Companhia - Fui ao cinema com sua prima. Com quem você saiu?
10.                       Fim, finalidade - Ela vive para o amor. Daniel estudou para o exame. Viajei a negócio.
11.                       Instrumento - Rodrigo fez o corte com a faca. O artista criava seus desenhos a lápis.
12.                       Meio - Fui de avião. Viajei de trem.
Advérbios interrogativos
São aqueles empregados em frases interrogativas diretas e indiretas. Esses advérbios também expressam circunstâncias, que podem ser:
Lugar - onde, aonde, de onde. Onde você está?
Tempo - quando. Quando ele voltará?
Modo - como. Como você chegou até lá?
Causa - por que. Por que estás triste

ATIVIDADE
I.                        I.Classifique os advérbios  e  depois circule-os:

1. Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
3. Eles se respeitam muito.    
4. O balão caiu longe.
5. O balão caiu no mar.
6. Sim, realmente irei partir.
7. Ele irá com certeza.
8. Falávamos sobre futebol.
9. Fui ao cinema com sua prima. 
10. Com quem você saiu?
11. Sempre contigo irei estar.
12. Talvez seja melhor irmos mais tarde.
13. Porventura, encontrariam a solução da crise?
15. Ela vive para o amor.
16. Ele estudou para o exame.
17. Trabalho para o meu sustento.
18. Sempre aparecia por lá.
20. Rodrigo fez o corte com a faca.
21. O artista criava seus desenhos a lápis.
22. A atleta corria bastante.
23. O remédio é muito caro.
26. Vive nas montanhas.
27. Viajou para o litoral.
28. Fui de avião.
29. Viajei de trem.
30. Como você se chama?
31. Moro em Vila Velha.
32. Cheguei cedo.
33. Trabalhou bem.
34. Feriu a bala.
35. Trabalhou bastante.









Leia a tira e depois responda:
http://4.bp.blogspot.com/-vDGU0lm1xvo/TlRMi4l9t9I/AAAAAAAAAN0/rQbT7vpalZY/s640/Magali.png

1) O 1º quadrinho mostra as personagens Mônica e Magali caminhando sob o sol. Observe Magali e descreva-a fisicamente.  

2) No 2º quadrinho, Magali pede dois sorvetes. Observe a reação da Mônica no 3º quadrinho.
a) Por que a Mônica ficou brava?  

b) O que o comportamento de Magali mostra em relação às características dela?

3) As histórias em quadrinhos costumam apresentar título. Já as tiras, isto é, histórias em quadrinhos formadas por três ou quatro quadros, geralmente não têm título. Se você quisesse dar um título à tira que você leu, qual seria ele? 

4) Leia estes versos da poetisa Roseana Murray:

http://4.bp.blogspot.com/-JAePetM3pKI/TlRNadke_vI/AAAAAAAAAN8/w-lQ73ZYjzM/s288/bailarina.png

A bailarina
como frágil lamparina,
como pequeno colar,
faz do ar sua casa,
sua estrada pontilhada
de água.
[...] 

a) Quais adjetivos aparecem na poesia?


b) Reescreva os versos, passando todos os substantivos para o plural e fazendo as adaptações necessárias.                     
 _______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
5) Complete a cruzadinha usando adjetivos:


1. Menino que tem coragem, menino                        2. Boletim da escola, boletim
3. Filme que assusta, filme                                        4. Aquele que tem preguiça é
5. Revista da semana, revista                                   6. Festa do mês de junho, festa
7. Queijo de minas, queijo                                         8. Pagamento de conta feito por mês, pagamento
9. Quem tem carinho por outra pessoa é  
http://2.bp.blogspot.com/-6bi4mPm8-Uw/TlWg8odLYYI/AAAAAAAAAOA/SptB6NasTTk/s640/cruzadinha.png6) Complete o quadro a seguir:

"Eu me conheço melhor"
Como eu sou fisicamente?
 Que qualidades eu tenho?
Que defeitos eu tenho?








7) Leia a seguir o trecho da música “Para Todos” de Chico Buarque e complete com os adjetivos pátrios pedidos entre parênteses:
O meu pai era ____________________(de São Paulo - Estado).
Meu avô, ______________(de Pernambuco).
O meu bisavô, ______________________(de Minas Gerais).
Meu tataravô, ___________________________(da Bahia).”



8) Leia o texto e faça responda as questões:

A Bailarina
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Qual o adjetivo que caracteriza o substantivo “Menina”? A característica dada por esse substantivo é carinhosa ou pejorativa (boa ou ruim)? Justifique.

b) Marque a opção correta sobre a poesia de Cecília Meireles em questão.

(    ) Menina – Substantivo próprio
(    ) Crianças – Adjetivo
(    ) Pequenina – Adjetivo
(    ) Tonta – Substantivo abstrato
8) Sublinhe na frase as locuções adjetivas:
“O azul celestial urbano tem as marcas da        fumaça fabril.”












Nenhum comentário:

Postar um comentário